Já apaguei alguns textos antes desse, inclusive não sei exatamente se esse chegará até o final. O que me impede é a necessidade de agradar. Sinto uma pressão enorme em ser aceita. Sei que é um assunto delicado, um quanto constrangedor, especialmente para uma mulher, porém preciso dizer: minha confiança depende do que os outros acham e isso, é horrível.
Passei muito tempo, tentando me enganar de que a auto estima da qual que me orgulhava ,dependia dos outros. Porém ainda depende. Eu ainda preciso do sim das pessoas. Eu ainda mando o texto, a foto antes de postar. Eu ainda peço opinião sobre o que eu devo pensar e fazer. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, até perceber que não vive sem ela.
Acho que faz parte do ser humano querer aprovação, de alguma forma eu realmente acredito que todos queremos, ser aceitos, amados e queridos. Mas o meu questionamento é : Até quando?
Não gosto muito do discurso de que é só você relaxar. Não funciona ( Isso para mim é a mesma coisa de que você dizer para um ansioso ” Olha não fica ansioso tá? É só ficar de boa”. Não funciona assim, pelo menos para mim e para as pessoas que eu converso não.
Não conseguimos ligar o botão de não estar nem aí de uma hora para outra. De uma forma ou de outra para mim, isso está totalmente ligado a dependência de temos. Muitas vezes dependemos emocionalmente de uma amizade, ou de relacionamento para nos fazer sentir especial, do dinheiro para nos sentirmos seguros, do status para nos sentir parte de algo. E quanto maior o grau de dependência maior a necessidade de aprovação para que o ciclo se cumpra. Até que um dia você se vê e compreende que não dá mais.
Minha pergunta é: Como sair ? Talvez quando olhamos para alguma situação de um relacionamento abusivo por exemplo não conseguimos compreender como uma pessoa se odeia tanto a ponto de se sujeitar a tal comportamento. Ela consegue porque ela realmente não enxerga saída. As vezes ela precisa do carinho, às vezes do dinheiro, às vezes dos dois. Muitas vezes ela pode até tentar sair, porém ela não se compreende e acaba por escolher o caminho mais rápido para encontrar “paz”.
Mas voltando ao questionamento de como sair dessa situação. Acho que infelizmente não tem fórmula mágica de como não depender emocionalmente de alguém. Porém existem formas das quais fazem parte de um processo e que ao longo dos anos vai ficando mais evidente e mais fácil passar.
Acho que o primeiro passo deve ser aceitar que não vai mudar de um dia para noite. Dependência emocional é tal como dependência de um vício. Você não cede ali, depois consegue vencer aqui e vai subindo degraus emocionais até ficar longe do lugar que estava.
Quanto mais longe da dependência estivermos mais perto de não se importar com opiniões estaremos. Isso porque você sabe o porquê da tomada de decisões então relaxa mais quando se trata de alguém que não sabe nada da sua vida ou sabe porém faz isso para te controlar.
Não é que vamos declarar guerra as opiniões. Até porque muitas são bem vindas. Porém você vai analisá-las e pensar se realmente vale a pena mudar. Se sim ótimo, se não, agradeça o palpite e vá fazer o que realmente faça sentido para você e só.
Até porque quando aceitamos fazer somente o que as opiniões dos outros estão dizendo corremos o risco de carregarmos consequências pesadas demais para nós. Se algo realmente importa para nosso ser fica mais coerente para nossa mente aceitar e lidar com as consequências e fica mais fácil fazer aquilo que faz bem.
Eu entendo que temos muitas pessoas com boas intenções. Dão opiniões querendo ajudar. Porém muitas dessas pessoas estão deixando de serem protagonistas da história delas, para serem nas nossas. Muitas vezes estamos na platéia assistindo a nossa história sendo contada. Nos deixando definir por algo que nos aconteceu. Os papéis que se invertem nessa imagem fazem tudo ficar meio desequilibrado. Muitas das vezes mesmo que sejamos os protagonistas a vida nos leva para algum outro lugar que não imaginávamos passar. E está tudo bem, porque quando estamos enfrentando o público temos o controle da situação, quando estamos a mercê e distante da nossa própria história fica mais difícil de lidar com as intempéries.
O que quero dizer com tudo isso é que se a sua situação está insustentável como a minha estava, há sempre um caminho há ser trilhado. Não é fácil, nem simples, mas vale a pena, do que deixar o comodismo nos instalar e não vivermos a vida com mais satisfação e menos peso. Quando nos deixamos levar pelas opiniões estamos levando mais peso na bagagem, estamos pagando um extra só que para levar algo desnecessário e que fica bem mais difícil de levar. Leva somente o necessário. Se a bagagem for sua: boa viagem, se não , não fica se oferecendo para pagar mais em algo que você nem vai utilizar. Deixa para trás, esquece no banco do embarque e segue viagem. Confia em mim, você nem vai acreditar o quanto faz diferença até você fazer!
Um comentário