Ir para o contéudo principal

Olá!!

Amanhã 18 de Julho 2019 é o aniversário do blog. VIVA! Faz um ano que resolvi retomar esse projeto que havia começado em 2014 e tinha meio que abandonado o projeto. Foi um ano feliz e deveras produtivo. Mesmo afastado do blog por alguns meses,não acredito que o blog tenha caído em qualidade ou em profundidade. As vezes escrever, é um pouco mais complicado do que parece. Obrigado aos colaboradores que ajudaram a criar , ou produzir conteúdo para o blog: Rafael, Gabriel e Stael e inclusive minha mamãe que vem sendo minha revisora .

Todas essas pessoas colaboraram ou ainda colaboram para chegarmos a nosso primeiro ano com esse sucesso e principalmente obrigado a todos vocês leitores do blog, a quem chamo carinhosamente de Rabitters. Vocês não só colaboram para que eu produza conteúdo, mas também dão feedback e ainda comentam sobre como os posts tocam em seu cotidiano.

Esse é com toda certeza o maior trunfo deste blog, fazer parte da vida das pessoas e trazer elas para fazerem parte da vida do blog! Meu muito obrigado a todos vocês!

O post de hoje vai ser bem mais curto e relaxado. Vou deixar abaixo os links das outras redes sociais para vocês acompanharem o blog e lembrem-se de compartilhar com amigos e familiares, compartilhar é a forma mais genuína de apoiar o blog e de me incentivar a produzir mais conteúdo.

Página no Facebook

Instagram

“Se tomar a pílula azul a história acaba e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho”. Morpheus, Matrix

A Pílula vermelha

Matrix 1999 é com toda certeza um dos filmes mais icônicos da década de 90 não só pela fotografia e os efeitos especiais inéditos mas por toda trama trazida ao filme. É um dos meus filmes favoritos. Desde criança ele sempre me deixou extasiado, e eufórico. Adorava cogitar a possibilidade de eu viver em uma realidade virtual onde eu pudesse quebrar todas as regras. Mas naquela época eu não conhecia a filosofia e nem entedia a metáfora da pílula vermelha, meu mundo era mais simples e mais sólido. Eu assistia várias vezes os filme e apesar de compreender coisas além da camada óbvia de entretenimento eu não conseguia me aprofundar mais, não tinha discernimento, nem conhecimento suficiente para ” escorregar pela toca do coelho.”

Escorregar pela toca do coelho é a metáfora utilizada por Morpheus em Matrix para ir além do óbvio, quebrar paradigmas e adentrar o inimaginável ! Nada mais simbólico do que isso para nomear um blog de filosofia e assuntos que escapam ao cotidiano não é mesmo?! O mundo é muito mais do que os olhos podem ver, as aparências nos enganam já dizia Platão filosofo Grego em sua famosa alegoria da caverna.

Alegoria do Mito da Caverna de Platão

O Mito da caverna é com toda certeza uma das se não for a alegoria filosófica mais conhecida do mundo! Ele explica a filosofia de Platão do mundo das ideias e do mundo das sombras. Onde nós viveríamos presos dentro da caverna e enxergaríamos as sombras de monstros nas paredes, mas então só aqueles que saíssem da caverna poderiam ver e compreender que os monstros nas paredes não passavam de sombras projetadas pela luz do sol na parede da caverna e que o mundo ideal estaria fora da caverna.

Não só Matrix, como Alice no País das Maravilhas usam a alegoria da caverna com primor e dão sua própria roupagem a sair da caverna. No caso da Alice muito mais estiloso que é escorregar pela toca do coelho que cheia é de objetos flutuando e ao chegar no fim se deparar com o extraordinário País das Maravilhas.

Alice no País das Maravilhas é uma obra icônica e atemporal ele nos faz ler e ser entretidos quando crianças, mas por debaixo da superfície alegórica e de aventura da garota ao país das maravilhas escondem-se camadas profundas de pensamentos filosóficos densos, daqueles de se perder em brumas e chegar a beira da insanidade. Mesmo que você não vá tomar um chá de cogumelo recomendo você ler esse livro fantástico que conta com inúmeras adaptações ao cinema, as duas de mais sucesso produzidas pela Disney.

Precisamos sempre ir além do óbvio, desbravar novos marés, questionar tudo e nos questionar sempre se são monstros ou sombras na parede da caverna! Que possamos continuar escorregando pela toca do coelho e descobrindo sempre o extraordinário, o inefável! Porque a maior beleza do mundo esta no descobrir.E como você pode ver no comercial da Futura ,o que move o mundo não são as respostas, e sim perguntas!

Fernando

33 anos, Professor, Historiador, Gamer e Escritor. Fascinado pelo universo Geek e Pop. Leitor, fã de música e cinéfilo. Pai de um rapazinho e uma mocinha. Em horas vagas escreve neste blog. Me sigam no twitter @ferthenando e no Instagram @ferthenando18

Um comentário

Deixe um comentário