Ir para o contéudo principal

Olá meus queridos leitores carinhosamente chamados de rabitters. Hoje eu estou bastante feliz e resolvi vir aqui compartilhar minha felicidade com vocês em forma de um post para refletirmos juntos. O post de hoje será mais curto, mas prometo que será reflexivo como sempre! Acomode-se pegue um café quentinho, e vamos então juntinhos escorregar pela toca do coelho!

Como definir sucesso?

Para muitos este é um assunto delicado, e para alguns é a obsessão de suas vidas. Sucesso são parâmetros que estabelecemos para medir o quão eficazes nós somos. Ao contrário do que as pessoas pensam sucesso não tem haver com 15 minutos de fama, não é sobre fazer algo esporádico ou que se desfaz. Sucesso é uma construção sólida, e uma batalha árdua e longa_ batalha essa que as vezes se prova inglória. É preciso reconhecer que o mito do sucesso, a romantização da busca por ele torna milhares de pessoas infelizes, porque o que as pessoas olham pela lente dos outros o que é ser bem sucedido. Um pé de alface é uma folha rasteira e sua estrutura nunca permitiria ele a ser uma sequoia gigantesca, uma das maiores arvores do mundo.

As maiores árvores do Planeta essas árvores milionárias são encontradas apenas na América do norte.

Aristóteles diria que tanto o Alface quanto a Sequoia desenvolveram sua potência. Potência no conceito filosófico aristotélico seriam as qualidades intrínsecas de um ser ou objeto que podem vir a ser. Todos os seres vivos possuem potência que pode ou não ser desenvolvida. Uma árvore que não cresceu porque não recebeu água necessária ,ou mesmo uma terra fértil ,não teve suas potencialidades desenvolvidas.

Muitas pessoas acreditam que sucesso tem haver com a máxima potência ou o talento individual. Nós honramos e esculpimos ídolos como os gregos faziam para endeusar pessoas talentosas e que se destacam da maioria. Mas devemos lembrar que sucesso não é uma condição atingida é uma meta diária, é uma batalha. Sucesso é desenvolver constantemente suas potencialidades. Uma Alface pode nunca chegar ao tamanho de uma gigantesca Sequoia, mas ela pode ser uma das maiores e mais vistosas alfaces!

Ate mesmo um pé de alface, pode atingir suas máximas potencialidades mesmo que ele nunca chegue a ser uma g igantesca Sequoia!

Existem muitos casos de pessoas talentosas que são supervalorizadas por suas habilidades e que oscilam bastante. O valor criativo e o valor do talento são algo a ser apreciado sempre, afinal isso é o que temos de mais esplêndido nos esportes não é mesmo?! O esforço para superar a si mesmo e superar as limitações sociais. Porém uma carreira de sucesso nos esportes não é da noite para o dia, nem tão pouco quem é apenas o mais habilidoso, mas sim aquela pessoa mais constante, aquela que é derrubada mas sempre levanta sempre uma vez mais! Não adianta erguer monumentos á uma glória momentânea e desvalorizarmos o esforço continuo. Os ídolos e campeões são silenciosos eles estão no meio de nós no anonimato todos os dias fazendo com excelência e eficácia por anos e anos sem receber a fama ou gloria que a sociedade coloca como meta. Isso é o sucesso.

Todos os dias nós vemos amigos e pessoas que conhecemos passar por suas batalhas inglórias. Pessoas lutando contra a depressão, outros tentando se destacar, ou apenas fazer o suficiente para que não sejam taxados como um alguém inválido ou um lixo. Estudantes pobres estudando em condições precárias para tentar ser alguém na vida, outros que se esforçam para atingir sucesso. Essas pessoas são incríveis com potencial gigantesco!Elas estão sendo podadas e esmagadas por nossa sociedade! Mães solteiras super trabalhadoras, pais dedicados, professores exímios_ pessoas que apesar de não ganharem os holofotes seguem dando o melhor de si mesmas.

Noite estrelada 1889, obra prima do gênio e pintor Van Gogh

Em nossa sociedade capitalista e individualista, as pessoas colocam a Alface e as Sequoias no mesmo balaio, e dizem que o único sucesso é todos serem Sequoias! Se já não fosse absurda essa falsa equivalência, existe ainda a seguinte situação: quando uma pessoa começa a se destacar um pouquinho ou atingir um degrauzinho de sucesso em sua vida, outros vem esmaga-las como se esmaga um pezinho de alface crescendo no solo. Esmagam seus sonhos, suas esperanças e sua potência de viver.

Não é necessário que todos sejamos Mozarts, Picassos, Bethovens, Nietzsches, Michêlangelos , Portinaris para que sejamos bem sucedidos. O sucesso é sermos felizes e excelentes naquilo que fazemos todos os dias! Seja mesmo nas pequenas coisas , todavia as mais valiosas: como dar abraços e distribuir sorrisos! Pode-se não ser um ícone famoso, ou ser o mais novo empreendedor bilionário que largou a faculdade para criar uma rede social; e mesmo assim se ter sucesso! Perceba enfim que isso é apenas um parâmetro da sociedade capitalista e individualista, e nem todo mundo almeja isso em sua vida. O capitalismo precisa estabelecer padrões ou não haveria consumo. Posso ser o melhor professor, o melhor pai dos meus filhos ou o melhor amigo que eu puder ser! No fim do dia o maior sucesso é ser abraçado por quem se ama e festejar a vida como ela realmente é !

ps: A imagem maravilhosa da capa desse post foi feita pela Brasileiríssima Leticia e deixo aqui o Twitter dela para quem quiser seguir
Twitter Léticia

Fernando

33 anos, Professor, Historiador, Gamer e Escritor. Fascinado pelo universo Geek e Pop. Leitor, fã de música e cinéfilo. Pai de um rapazinho e uma mocinha. Em horas vagas escreve neste blog. Me sigam no twitter @ferthenando e no Instagram @ferthenando18

2 Comments

Deixe um comentário