“Aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da lei.” Essa famosa frase a quem atribuem a Getúlio Vargas permite nos entender o que é o Jeitinho Brasileiro. Olá Rabbiters , como vão vocês? Eu espero que muito bem! Hoje vamos falar de como nós brasileiros somos generosos e hospitaleiros com nossos amigos, e como somos indiferentes e as vezes injustos com aqueles que não nos apetecem. O “Jeitinho Brasileiro” é esse habito ou consciência cultural que se imprime na maioria das ações dos brasileiros, e que trás benefícios e e principalmente muitos malefícios. Se você já ouviu falar no jeitinho brasileiro, mas nunca pensou no seu alcance na sociedade venha junto comigo e vamos escorregar pela toca do coelho.
O amigo do meu amigo é meu amigo, o inimigo do meu amigo é meu inimigo e o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Quem nunca ouviu falar nessa sentença? É a sentença básica das relações humanas e obviamente da politica. Minha mãe que tinha dificuldades com Matemática e somente depois de velha é que ela foi aprender operações com números negativos foi aprender na faculdade. O jeito mais fácil que a professora dela conseguiu fazer ela memorizar as regras dos sinais foi através dessa frasezinha que usei ali em cima. ” Menos com menos é mais, inimigo do meu inimigo é meu amigo!”. E por falar em amigos nós brasileiros somos muito bons em cuidar dos nossos amigos. Criou-se a imagem de um povo hospitaleiro e rico em generosidade onde é fácil ser bem recebido no Brasil. Basta um olhar para o comportamento dos brasileiros na internet defendendo seu país diante das criticas de alguns famosos, ou dos portugueses tentando ” roubar” os memes brasileiros.
Perguntaram a Ayrton Senna porque os pilotos brasileiros iam tão bem nas corridas de formula um, o motivo? Segundo Senna o povo brasileiro é um povo contextualista, nós avaliamos o contexto sempre antes de tomar decisões que para outras pessoas não haveria nem o que pensar. Um britânico para num semáforo e não avança porque sabe que vai ferir a lei e aquilo pode prejudicar alguém. Já o brasileiro o que faz? Para, olha para um lado , olha para o outro, vê se não vem ninguém e avança o sinal. Então tomar decisões em contextos normalmente onde parece não haver é especialidade dos brasileiros em geral, isso é uma vantagem numa reta final de corrida onde você tem fração de segundos pra decidir acelerar ou deixar seu colega de equipe ganhar a prova. Fora das corridas entretanto o jeitinho brasileiro como já sabemos é bem mais nocivo.
As pessoas culpam a corrupção como um dos maiores problemas brasileiros, culpam mais ate do que a desigualdade social, se não fosse a corrupção e o “Jeitinho brasileiro” Jair Bolsonaro jamais teria sido eleito presidente em nenhum país do mundo. Mas nos enquanto brasileiros falhamos todos os dias, falhamos quando deixamos nossos filhos matar aula e entregar atestados falsos, falhamos quando furamos a fila, quando colamos na prova, quando furamos o semáforo em pleno domingo de tarde porque afinal ninguém vai ver mesmo! E de falha em falha, quando a sociedade já esta toda contaminada pela corrupção e o “Jeitinho” só la no topo, e como a cereja do bolo que então nós vemos os políticos colocando em pratica de um jeito voraz, tudo aquilo que nós meros mortais nunca ousaríamos em fazer, pelo menos não com ninguém olhando! Então esbabacados falamos” esse país é uma bosta” “É só no Brasil mesmo!” ” Tinha que ser no Brasil”.
Se analisarmos bem existem algumas organizações que possuem o mesmo padrão de comportamento de cuidar bem dos amigos, e imprimir a quem está de fora do grupo a lei: Igrejas em geral, grupos de Marketing Multinível, Maçonaria, A Máfia(Organização criminosa Italiana) está ultima é um exemplo perfeito. A Máfia cuida das pessoas e resolve problemas de divida ou de crimes que elas tenham cometido e em troca essas pessoas ficam devendo lealdade incondicional a organização. O problema desse padrão é que enquanto você faz parte do grupo tudo vai as mil maravilhas, mas quando você sai ou é excluído do mesmo é a descida ao inferno. Detalhe importante que quem decide se você faz parte do grupo ou não , não é você e sim o grupo! A qualquer momento você pode ser excluído da panelinha sem saber o motivo e ai o excomungado, o infiel, o ridículo e alienado é você!
Tropa de Elite é um dos filmes brasileiros que melhor retratam esse mecanismo de interação do sistema. Onde parece ser impossível de ser destruído. Então como mudamos isso? Tratar as pessoas fora de nossos círculos com atenção e dar a elas a chance de adentrar eles é o primeiro passo. É preciso dar o mérito da duvida a todos, é preciso estar receptivo as pessoas e darem a elas as chances que talvez nos gostaríamos de ter. Como vamos saber se alguém pode ser um amigo, ou um grande amor se não deixarmos a possibilidade ? Já pensou quantas vezes fechamos portas em nossas vidas, quantos relacionamentos, quantas amizades se perderam por vaidade ou orgulho? Quantos bons profissionais perdemos por não dar a eles a chance de provar-se , quantos parceiros perdemos por terem ideias opostas a nossa e receberem de nós o “Rigor da lei”?!
No fundo existe sim a chance de sairmos desse ciclo vicioso, dessa lama podre. Mas temos que dar o primeiro passo , temos que valorizar as pessoas por suas qualidades e não pelos vínculos que temos com elas, porque esses vínculos um dia podem ser quebrados e independente disso temos que ser bons ” perdedores ” em reconhecer os méritos de quem um dia esteve ao nosso lado. Não podemos ser unilaterais em nossas relações, e reconhecer apenas quem pertence ao nosso clã. A maioria das pessoas são generosas e movem mundos e fundos por você, mas isso enquanto você estiver do lado delas, enquanto você for do clã delas. Ouse sair e veja o resultado! Isso não é ser generoso de verdade. Existe um dito popular que explica bem isso:
O melhor indicador de caráter de uma pessoa é a forma como ela trata aqueles que não podem lhe prover beneficio algum e aquelas que também não podem revidar. Abigail Von Buren
Já parou para pensar que as pessoas que as vezes odiamos poderiam ter sido nossas amigas, companheiras se não fosse por algum detalhe? “Ah se você não tivesse me traído teríamos sidos amantes para sempre, mas você pisou na bola.” Quantos amigos viraram opositores por um mero detalhe? Quantos teriam sido amantes se não fosse algum detalhe? Não estou dizendo que não ha motivos para rompimentos, mas que poderíamos ter sido mais complacentes e mais abertos a entendermos nos como iguais. Essa semana estava conhecendo uma garota, já tínhamos marcado de nos encontrarmos e então nos conhecermos pessoalmente. Dormi falando boa noite e com ela e amanheci sem receber bom dia. De repente ela parou de me responder, sem justificativa , sem motivos. Parecia ser uma boa pessoa, mas ela não deu a chance de nos conhecermos. Tudo bem é só uma garota e a fila anda não é mesmo? O mundo esta cheio de pessoas, mas ai eu pergunto de garota em garota, ate quando a fila vai andar? De indiferença em indiferença ate quando vamos continuar nessa ciranda? As pessoas são únicas, elas são a soma de pequenos retalhos, pequenos detalhes que tornam elas únicas .
Ao invés de aplicar a máxima do aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da lei , façamos então o oposto. Sejamos caridosos e generosos com todos de forma que nossa abundância transborde para fora dos nossos círculos e de nossos clãs, que sejamos justos e bondosos com mesmo aqueles que não estejam no nosso círculo, para que assim eles o façam com outros. Fazendo isso chegará um dia que será abundante a felicidade no mundo e independente do clã ou do seu circulo ela sempre tocará você!